16 julho, 2014

Quem é você?

Devocional - Dia 3

Tema: Quem é você?
Leitura Bíblica: Dn 1: 6,7
Comentários:

Você conhece o significado do seu nome? A tradição judaica defendia que o nome era uma espécie de chamado espiritual, um título que iria refletir os traços pessoais de caráter e os dons concedidos por Deus. Daniel significa ‘Deus é meu juiz’; Hananias, ‘o Senhor demonstra graça’; Misael, ‘quem é o que Deus é?’;  Azarias, ‘aquele a quem o Senhor ajuda’. Que graciosidade o significado de cada um desses nomes!
Como se já não bastassem todas as mudanças que os jovens cativos haviam sofrido em tão pouco tempo, seus nomes também foram atingidos! Agora, Daniel passaria a ser chamado de Beltessazar que significa ‘Bel proteja a sua vida’; Hananias de ‘Sadraque’  que significa ‘Ordem de Aku (deus da lua)’; Misael de Mesaque, ‘Quem é o que Aku é?’; Azarias de Abede-Nego, ‘servo de Nebo’. Essa alteração estava relacionada a insersão cultural que fora imposta aqueles moços. Dentre muitos outros objetivos, havia a necessidade de imergi-los nos costumes babilônicos e isso incluía a adoração a outros deuses.
Enquanto estivermos vivendo nesse mundo a cultura das trevas sempre tentará apagar nossa identidade. Em alguns momentos talvez queiram nos chamar de ‘cafonas’, ‘ultrapassadas’, ‘ignorantes’, ‘estranhas’ ou até mesmo de ‘preconceituosas’. Deus, por outro lado, nos chama de filhas(1 Jo 3:1), herdeiras Dele e co-herdeiras de Cristo (Rm 8:17)! Essa é a nossa veradadeira identidade! Ele nos chama pelo nosso nome!(Is 43:1).
Um dia sua família te concedeu um nome nessa terra. Não sei se ele tem ligação com quem realmente você é, se gosta dele ou mesmo se o seu nome tem sido lembrado. O que eu sei é que existe um memorial diante do Senhor sobre você (Ml 3:16)! Aquele que chama todas as estrelas pelo seu nome(Sl 147:4) também te conhece e lembra de você! Um dia, Deus te entregará uma pedra branca com outro nome escrito que só você e Ele conhecerão (Ap 2:17). Penso que esse será um momento de grande surpresa! Ainda que alguém queira mudar a sua identidade, é Cristo que você está guardada nessa vida e por toda a eternidade!

Motivos de Oração:

Para que possamos honrar o Nome do Cristo que proclamos.
Para que não esqueçamos a identidade cristã em meio às adversidades.
Para que o Espírito Santo marque outras pessoas com os nossos dons e talentos.


Amor em ação:

Tenho clareza de quem sou eu?
O que posso fazer quando alguém tentar me rotular com outro nome pelo simples fato de saber que sou “cristã”?

Nenhum comentário: