14 julho, 2014

Propósitos do Rei

Devocional - Dia 2

Tema: Propósitos do Rei.

Leitura Bíblica: Dn 1:5

Comentários:

Em todo reino que se preze a figura do rei tem máxima autoridade. Ele tem poder de matar e dar a vida; criar as leis ou revogá-las; decretar a guerra ou a paz. Dele procedem as estratégias que proporcionam paz e esperança para seu povo. Aqueles que o obedecem sempre alcançam seu favor.
Acerca dos jovens hebreus cativos recém chegados à Babilônia, o rei Nabucodonosor decretou regras objetivas acerca da alimentação. Havia um propósito nisso. Ele precisava que aqueles rapazes servissem no palácio real e para tanto deveriam ter saúde e serem bem instruídos. Afim de atingir seus objetivos, o que haveria de melhor no Reino senão a comida e a bebida que partia da própria mesa do rei?
Ontem refletimos um pouco sobre o Reino de Deus. Hoje, vamos voltar a atenção ao Senhor desse Reino. Jesus abriu mão de toda sua glória, esvaziando-se a si mesmo assumindo a forma de homem, aprendendo a obediência pelas coisas que sofreu porque pretendia cumprir a vontade do Pai (Fp 2:6-8). Mesmo sendo 100% homem e 100% Deus, escolheu estar entre nós e sentir as nossas dores para que mais tarde pudesse ser o sacerdote por excelência (Hb 4:15). O Senhor do Reino da Luz andou em amor e comunicou o amor do Pai em todos os momentos da sua vida e ministério (Mt 11:5,6). Ofereceu graça, favor, perdão, um novo recomeço e salvação a todos que o buscaram com um coração quebrantado em momentos difíceis e até mesmo impossíveis. Jesus andou com pecadores (Mc 2:17, Lc 7:34), foi chamado de Belzebu (Mc 3:22) mas em nenhum momento negociou os valores do Reino. Pelo contrário! Sua luz dissipava toda treva! Ao enfrentar a cruz e a morte, mostrou-nos Sua coragem em fazer a vontade do Pai e ao ressuscitar revelou Seu poder glorioso!
Quão maravilhoso é saber que Jesus está vivo (Ap 1:18)! Que grandioso é pensar que temos um Rei que é Vencedor (Ap 19:11-16)! Ele tem propósitos firmes e bem estabelecidos em tudo o que faz (Jó 42:2). Está no controle do Seu Reino e consequentemente das nossas vidas. Nosso Rei conhece nossas fraquezas e também nossos pontos fortes. Se um rei humano, limitado, pecador soube disponibilizar o que tinha de melhor em sua dispensa para beneficiar seus servos, quanto mais nosso Senhor Jesus Cristo! Hoje Ele coloca a nossa disposição tudo o que está em sua mesa. Vamos nos alimentar? Seus ensinamentos estão muito acima daqueles que qualquer filósofo, pensador ou estudioso já proferiu nessa terra.
Afim de que cumpramos seus propósitos, o nosso Rei, dará ordens no mundo espiritual e material ao nosso respeito e nos ajudará em meios aos combates dessa vida. Ele quer o nosso bem e tem pensamentos de paz ao nosso respeito (Jr 29:11). Que estas promessas estejam guardadas em nossa mente e coração: “Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.” (Is 45:2-3). O nosso Rei pelejará por nós.

Motivos de Oração:

1) Para que Deus revele seus propósitos na nossa vida estudantil e profissional.
2) Para que Jesus dê ordens no mundo espiritual e material ao nosso respeito destruindo todo principado e potestade que se levante para nos envergonhar.
3) Para que possamos nos alimentar de tudo o que provém Dele. Que sejamos farta(o)s da sua graça, favor e poder.
4) Para que Ele nos ajude a obedecê-lo.

Amor em ação:

1) Em que consiste nossa alimentação espiritual?
2) O que posso fazer para me aproximar mais da mesa do Senhor?
3) Como posso utilizar meus pontos fortes a favor do cumprimento dos propósitos do Rei durante minha carreira estudantil/profissional?

Nenhum comentário: