19 julho, 2011

Situações naturais, lições espirituais

"Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca".Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! "Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito,como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens".Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.

De situações naturais podemos extrair lições espirituais segundo a iluminação do Espírito através das Escrituras.Quero compartilhar com você a mensagem do céu de hoje.
No texto acima encontramos Jesus tratando com pescadores e de maneira singular com um deles, Simão.A ordem para Simão era bem simples.Ele deveria conduzir o barco até as águas mais profundas.Para os demais, o serviço consistia apenas em lançar as redes para a pesca.Nada fora do convencional se não fora o fato desses trabalhadores terem passado a noite trabalhando sem sucesso algum.
Chama a atenção no texto a sensibilidade de Simão.Talvez qualquer outro profissional pesqueiro vinhesse a se queixar do cansaço ou da ineficácia do conselho do 'simples pregador' tomando por base a experiência na madrugada anterior.Mas aquele homem conseguiu identificar autoridade em Jesus e escolheu simplesmente obedecer nos ensinando uma grande lição: independentemente do nosso sucesso ou fracasso, sob a palavra(ordem) de Jesus até as coisas mais cotidianas da vida vão prosperar.
Jesus, por sua vez conduziu Simão ao lugar certo.O trabalho da madrugada anterior havia sido exaustivo mas diante das circunstâncias eles não estavam no local certo.Ao meditar nesse texto fico com a forte impressão de que o Espírito quer nos conduzir ao lugar certo para que tenhamos êxito em nossos propósitos.Literalmente, Ele quer nos fazer mergulhar em suas águas profundas para ouvirmos sua voz e assim sermos conduzidos ao centro da sua boa, perfeita e agradável vontade.
Outra coisa interessante é que ao contemplar com seus olhos o milagre da fartura de peixes, Simão lança-se aos pés de Jesus reconhecendo sua miserabilidade.Por acaso não é isso o que acontece quando focamos nossos olhos na grandeza de um Deus que se define como o EU SOU?Nos sentimos desnudos, miseráveis, imerecedores de tamanha benevolência e por isso, adoramos, clamando por mais Dele para que sejamos achados plenos e perfeitos somente NELE.É exatamente esse sentimento que move a fala de rendição de Simão.Ele não deixou seu coração contaminar com a quantidade ou qualidade dos peixes, o milagre não roubou seu coraçaõ do Dono do milagre, mas tornou-se apenas um meio utilizado para fortalecer a fé daquele homem.É dessa forma que precisamos encarar as bençãos de Deus na nossa vida.Não podemos adorá-lo apenas por aquilo que Ele nos concede mas essencialmente pelo que Ele é.Esse foi o foco de Simão.
Uma vez compreendida a mensagem, a história quase fica encerrada até que Jesus muda(para sempre) a ocupação daqueles homens.(Amo todas as histórias nas quais Deus nos surpreende com seus planos sempre maiores e melhores que os nossos).Pescadores de homens.Em algum lugar você já havia ouvido essa expressão?Seria uma nova profissão?Para Simão seria muito mais que um ganha pão.Era uma promessa mesclada com um chamado do Mestre.
Aprendo que posso ser surpreendida pelo Senhor com seus planos para minha vida.Ele sabe como usar o simples e o cotidiano para prender minha atenção e fazer através da minha vida muito mais do que pedi ou pensei segundo o poder que em mim opera.Você está pronto(a) para também conduzir o barco da sua vida as águas mais profundas?Está pronto para adorar a Deus pelo que Ele é, rendido a seus pés?Quer conhecer os projetos Dele para você?Esteja atento às ordens do Mestre!

Um comentário:

Salviano Adão disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!