23 janeiro, 2010

Lentilhas (1)

Um dia, voltando cansado do trabalho, Esaú recebeu uma proposta de Jacó.Tudo era muito simples: Esaú venderia para seu irmão o direito de primogenitura e em troca receberia um prato de lentilhas.Sem pensar muito, o negócio foi fechado e o filho de Isaque se desfez de algo que jamais poderia ser negociado.
No antigo testamento, a herança era passada através da linhagem masculina.O patriarca tinha autoridade sobre toda a família e com sua morte, o filho primogênito se tornava o novo chefe.Privilégios especiais e responsabilidades exclusivas(prioridade sobre os irmãos mais jovens; recebimento de porção dobrada da herança; bençãos especiais)caracterizavam o que podemos chamar de direito de primogenitura.
Como filho(a)s de Deus temos muitos deveres, direitos e privilégios.Compete a cada um de nós saber preservá-los e valorizá-los.É necessário estar atento(a) aos convites do inferno, saber diagnósticá-los e rejeitá-los em ocasião oportuna para não trocarmos as bençãos conquistadas por Cristo na cruz, nossa herança, pelas porcarias e maldições do Diabo.Não troque as bênçãos do Senhor por um prato de lentilhas de Satanás!Não vale a pena perder a oportunidade de desfrutar de uma vida sentimental plena e feliz porque escolheu levar uma vida sexual fora de um casamento.Não vale a pena perder a oportunidade de ser próspero porque escolheu receber dinheiro ilícito.Não vale a pena deixar a igreja porque insiste em desfrutar de prazeres mundanos.Não vale a pena escolher as lentilhas por não querer esperar, por achar que essa oferta é o caminho mais rápido e curto para receber o que tanto almeja.
Cuidado com a precipitação!Depois da venda do direito de primogenitura, Esaú arrependeu-se e quiz de volta seus direitos.Chorou muito, pediu, implorou, mas não havia o que ser feito.Uma escolha errada mudou para sempre a rota da sua vida.
Estou tocando essa trombeta hoje, numa palavra aparentemente dura, porque a mensagem do céu para você hoje é: mantenha-se no seu lugar; guarde seu coração;reavalie suas atitudes; espere no Senhor; valorize o lugar de filho(a) de Deus, rejeitando as lentilhas do inferno, crendo que as bênçãos do Senhor vão enriquecê-lo(a) e não acrescentarão dores à sua vida.Deus tem o melhor para você!

"E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura"(Gênesis 25: 29-34).

Nenhum comentário: