28 agosto, 2009

21 agosto, 2009

Não temas...

Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar a parte dos destroços para poder ficar boiando.Este único sobrevivente foi parar em uma pequena ilha desabitada fora de qualquer rota de navegação.
Ele agradeceu novamente.
Com muita dificuldade e restos dos destroços, o homem conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva, de animais e, também para guardar seus poucos pertences.
E como agradeceu!
Nos dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar ou colher, agradecia.No entanto, um dia, quando voltava da busca por alimentos, encontrou seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça.Terrivelmente desesperado, se revoltou e gritou chorando:"o pior aconteceu!Perdi tudo!Deus, porque fizeste isso comigo?".
Chorou tanto que adormeceu profundamente cansado.No dia seguinte, bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
-"Viemos resgatá-lo", disseram.
-"Como souberam que eu estava aqui?", perguntou ele.
-"Nós vimos o seu sinal de fumaça!".
É comum sentirmo-nos desencorajados e até mesmo desesperados quando as coisas vão mal.Mas, Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento.Lembre-se: se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até você a graça divina.

(Texto extraído de um folheto que chegou nas minhas mãos, exatamente num tempo em que lamentava a destruição do meu abrigo pelo fogo).



18 agosto, 2009

"Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso pode dizer ao Senhor: Tu És o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus em quem confio"
(Salmos 91:1,2).

Descansarei - Jeane Mascarenhas

13 agosto, 2009

Jacó e Raquel

Jacó era um recém-chegado à terra de Harã.Estava ali, procurando pelos parentes da sua mãe, mais precisamente, seu tio Labão.Conversando com alguns pastores, junto ao poço da cidade, foi informado que uma de suas primas se aproximava para dar de beber as ovelhas que cuidava.A moça se chamava Raquel, destacava-se por sua beleza e trabalhava como pastora.
Foi assim que Jacó viu Raquel pela primeira vez.Um encontro inesperado.Ele procurava sua parentela, ela fazia seu trabalho cotidiano.Ela foi achada por ele e nem sabia que estava perdida, rs.Nem de longe eles podiam imaginar o que aconteceria num futuro próximo.
Jacó apresentou-se a Raquel que o levou até seu pai.Apresentações concluídas, o moço passou a trabalhar para o tio e morar com ele.Provavelmente, a convivência diária com Raquel, possibilitou o surgimento de um sentimento especial por ela.
Certo dia, Labão dirigiu-se a Jacó, e perguntou-lhe quanto queria ganhar pelo trabalho desenvolvido pois não achava justo que o sobrinho trabalhasse sem receber remuneração.Então, Jacó firmou um compromisso com ele:trabalharia sete anos e ao final desse tempo, receberia a Raquel como esposa.
Ler essa história nos surpreende pelo conteúdo da proposta.E muito mais pela descrição de como foi para Jacó atravessar os sete anos de espera!Não, ele não ficou desesperado.Não duvidou em seu coração se teria Raquel.Não murmurou pelo trabalho cansativo.A Biblia nos conta que aqueles dias para Jacó passaram depressa, porque ele amava muito a Raquel!
Impressionante o que o amor verdadeiro é capaz de fazer alguém suportar.Interessante a maneira como Deus encheu de amor o coração de um homem por uma mulher e perfeito o registro das Escrituras acerca dessa história que poderia ter se perdido no tempo.Pense nisso, ela não está aqui por acaso.
Certamente, Deus tem separado(a) para você a pessoa que alegrará seu coração, que te amará e te honrará permitindo que você desfrute da bênção do namoro, noivado e casamento.Se você ainda não o(a) encontrou, sossegue seu coração.Qualquer hora dessas, inesperadamente, Ele fará acontecer "o encontro" como fez com Jacó e Raquel.E serás "achado(a)" por alguém, rs.
Por outro lado, se você já encontrou, é tempo de construir um bom relacionamento, valorizando a pessoa que o Senhor te deu e de desfrutar da grande maravilha que é amar e ser amado.
"E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel.Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista.E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo.Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava"(Gênesis 29:16-20).

Vigia irmã, rs!

Agora a palavra se volta para as Cinderelas de plantão.Esperam tanto pelo príncipe encantado, que começam a ver coisas onde não existe, e cá entre nós, mulheres são especialistas nisso, rs.
Vale lembrar que antes de amar e querer dividir a vida com outra pessoa, é muito importante saber se valorizar, cuidar da auto-estima e levar a vida sem neuroses, vivendo com abundância a vida que o Senhor nos concedeu.
Não imagine que seus problemas vão acabar se você começar a namorar e até casar.Em alguns casos, acaba se multiplicando(homens costumam dar trabalho, rs).Por isso, se porventura, estiveres sozinha reclamando da vida porque o tempo passa e seu "Isaque" não chega, pense que o Senhor está trabalhando em sua vida para que aprendas a amar a você mesma(dentre outras coisitas) para então amar o companheiro que Ele te dará e viver uma vida sentimental plena das bênçãos do céu.
Já que os coraçõeszinhos estão fazendo ploc, ploc, ploc aqui no Blog do Céu, rs, deixo a música linda da Fernanda Brum, Te amaria outra vez.

Asas da Alva

Senhor, Tu me sondas e me conheces/Conheces o meu deitar e meu levantar/Por onde eu irei do Teu Espírito?/E pra onde fugirei da Tua face?/Se tomar as asas da alva/Se habitar nos extremos do mar/Até ali a Tua mão me guiará/Tua destra me susterá/Se disser que as trevas me encobrirão/E a noite escurece ao redor/As trevas e a luz são iguais pra ti/Noite brilha como o dia/Se tomar as asas da alva/Se habitar nos extremos do mar/Até ali a Tua mão me guiará/Tua destra me susterá/Eu te louvarei, louvarei/Eu te louvarei Senhor/Ó Pai Te louvarei, louvarei/Louvarei/Tu criaste-me Senhor/Formaste-me antes de nascer/Te louvo porque de um modo maravilhoso/Tu me formaste/Se tomar as asas da alva/Se habitar nos extremos do mar/Até ali a Tua mão me guiará/Tua destra me susterá/Estarei nos braços de Deus/Discípulo teu.

Arte Radikal Para Jesús

Um pequeno grande testemunho...

Ela atravessava a pior fase da sua vida: o marido havia abandonado o lar, perdera o emprego, os amigos se foram e o mundo parecia desabar sobre sua cabeça.
Acompanhando a vida daquela mulher, verdadeiramente pude compreender como o Senhor tem seu caminho no meio da tormenta.O furacão que insistia em destruir a vida dela, acabou por lançá-la no lugar mais seguro da terra:os braços do Senhor.Testemunhei muitas vezes um Deus que sabe consolar uma filha abandonada e desamparada.E é isso que quero registrar hoje.
Um dia seu celular tocou e era uma outra amiga que vivia em outra cidade, com a qual não falava há muito tempo, que não sabia dos acontecimentos trágicos recentes.Ela ligara para contar um sonho que havia tido com minha amiga.No sonho, era surpreendida com a chegada da nossa amiga comum na igreja onde congregava.Quando ela adentrava a igreja, todos de uma só vez e a uma só voz, levantaram e começaram a cantar a música que estou postando aqui para você.Nem preciso dizer que minha amiga ficou atônita e muito surpresa porque aquele sonho, era a prova de que o Senhor cuidava dela de maneira especial.
É por essas e outras que amo o Senhor, que se compadece dos seus filhos e não desiste deles.Isso aconteceu a mais de um ano, e por esses dias, Deus trouxe a canção e a lembrança do ocorrido à minha memória e senti muita vontade de compartilhar esse testemunho aqui no Blog.Seja abençoado hoje com essa canção:

"E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".
Aqui está outra igreja que tinha uma visão equivocada de si mesma.Que pensava que tudo estava às mil maravilhas e levava a vida numa boa, confiada apenas em riquezas humanas.Mais uma vez, o Senhor revela o que somente Ele poderia trazer à luz, e faz um convite ao arrependimento, só que de uma forma surpreendente: associada a uma declaração de amor.
Embora pecadora, essa igreja foi alvo da correção e do amor do Senhor.Não que as outras também não fossem mas na carta à igreja em Laodicéia, vemos um Deus que corrige duramente porque ama!E encontramos esse amor expresso nas palavras do Senhor.
O arrependimento, deve promover no coração do pecador uma mudança mental seguida da mudança de comportamento, é quando a conversão entra em ação.A consequência desse processo é a comunhão com o próprio Deus.
O Espírito Santo, que quer nos apresentar como uma noiva sem mácula e adornada para o Noivo.Vigiemos nosso coração para não termos uma visão equivocada de nós mesmos.Sejamos zelosos em nossas obras, e se necessário for, caminhemos pela estrada do arrependimento.Porque é da vontade de Deus que você saiba que Ele te ama(apesar dos seus defeitos), quer ter comunhão com você e está de braços abertos esperando o dia em que você vai abrir a porta da casa da sua vida para que Ele possa entrar e cear com você.

12 agosto, 2009

Tens nome de que vives e estás morto

"E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas"(Apocalipse 3:1-6).
A dura palavra voltada à igreja de Sardes mais uma vez nos leva a refletir sobre a motivação das nossas atitudes.A aparência estava perfeita e a reputação então, nem se fala.Todos sabiam.Na ótica terrena, os cultos na igreja de Sardes e seus membros eram uma bênção!Aquela igreja tinha nome de quem vivia.
Embora o ibope dessa igreja na terra fosse o melhor, no céu, era uma lástima, a ponto do Senhor exortar-lhe dizendo que não havia achado suas obra íntegras diante Dele.Na verdade, naquele lugar, havia morte.Essa mensagem me faz lembrar dos fariseus.Cumpridores de regras, mas mortos por dentro, abomináveis ao Senhor.
Que continuemos a examinar nosso coração.Para o Senhor, não importa quanto tempo de cristão ou de denominação você tem.Não importa se você é um(a) grande líder; se sua agenda anda cheia de convites para trabalhar no reino; se você tem nome, fama ou reputação de quem vive.Vale o que Ele encontra quando, do Seu Trono, olha para dentro de você.Vale a qualidade do seu relacionamento estabelecido com Ele.Convido você a sondar seu coração e analisar se suas obras estão perfeitas diante do Senhor.

Como vai o seu amor pelo Senhor?

"Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus"(Apocalipse 2:1-7).
Fiquei muito surpresa quando o Senhor chamou minha atenção para o que disse à igreja de Éfeso, uma igreja ativa e zeloza na obra de Deus.Aos olhos humanos parecia impecável.Quem se atreveria a dizer algo contra aquela igreja, diante do seu currículo de trabalho e perseverança no Reino?
Entretanto, Aquele que passeia no meio das igrejas e que as conhece plenamente, chamou a atenção da igreja de Éfeso para um fato que ela desconsiderava.Aquele povo estava caído!Eles não haviam tropeçado, não estavam perdidos, estavam no chão!Quando nos perguntamos o motivo da queda, logo pensamos nos piores pecados.E mais uma vez nos surpreendemos: estavam caídos porque tinham abandonado o primeiro amor pelo Senhor.
É interessante a maneira como o Senhor observa e julga nosso comportamento.O trabalho no Reino é importante mas essencial é amar ao Senhor do Reino e cuidar para que esse amor não seja negligenciado.
Que hoje possamos refletir sobre o amor que temos devotado ao Senhor.Será que temos negligenciado esse sentimento?Será que fazemos parte da geração que diz que ama ao Senhor loucamente, apaixonadamente e desperadamente, mas na verdade, temos atitudes que nem de longe falam de amor por Ele?
Que o Senhor nos guarde e nos ensine a amá-lo com um sentimento de admiração pelo que Ele é, de voluntariedade e de maneira inteligente como Ele mesmo instituiu: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas força"(Dt 6:5).
O último livro da Bíblia, Apocalipse, é também chamado o livro da Revelação de Jesus Cristo.Revelação que o Senhor deu a João para que ele escrevesse o que via e ouvia e enviasse às sete igrejas da Ásia Ocidental:Éfeso, Esmirna, Tiatira, Pérgamo, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
João estava exilado na ilha de Patmos exatamente por causa da Palavra do Senhor e do seu testemunho.A igreja sofria forte perseguição do império romano, especialmente através dos imperadores Nero e Domiciano e era comum, naqueles dias, cristãos serem mortos ou enviados ao exílio.
A revelação dada a João tinha como objetivos confortar e encorajar os cristãos nas suas perseguições presentes e nas futuras e advertir as igrejas citadas anteriormente contra falhas na doutrina e na prática cristã.
Lendo os primeiros versículos de Apocalipse, aprendemos que Deus pode se utilizar de situações de solidão, perseguição e angústia entre cristãos para trazer revelações do céu a seus filhos.Muito provavelmente João não imaginava o que lhe seria revelado quando seu envio a Patmos foi decretado.Entretanto, o Senhor escolheu uma situação assim para revelar-se a ele de maneira gloriosa.
Da próxima vez que você encontrar-se em no meio de uma grande aflição, não deixe que o Adversário de sua alma, ofusque sua visão e perturbe seu entendimento.Volte o olhar para o Senhor, esteja pronto para conhecer um pouco mais do Deus a quem você serve e guarde no coração os segredos do céu que Ele revelar a você.
"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo"(Apocalipse 1:1-3).

06 agosto, 2009

Conheça o Blog da ETAP!

Quero apresentar para vocês outro blog que estou administrando: o blog da ETAP.Passa lá!
(A ETAP é a Escola Teológica da Assembléia de Deus em Parnamirim-RN, onde sou aluna do curso de Bacharelado em Teologia).