11 junho, 2009

Hino 299 da Harpa Cristã

Alguns dos hinos mais poderosos que conhecemos e que fazem parte dos hinários mais famosos, foram criados a partir de situações tão trágicas e envolvidos em uma atmosfera de profunda tristeza e sofrimento, onde somente a ação do Espírito Santo como Consolador, exatamente como disse Jesus, permite atravessar de maneira tão triunfante a ponto de transmitir às gerações futuras a inigualável paz e sublime sensação de leveza que só o Senhor é capaz de nos proporcionar quando estamos em meio ao maior sonfrimento de nossas vidas. Foi exatamente o caso de Luther B. Bridgers, autor e compositor deste hino número 299 que se chama: Há um canto novo no meu ser (There´s within my heart a melody).
A inspiração surgiu logo após a maior tragédia da sua vida: a morte de sua esposa e de seus três filhos.
Nascido na Carolina do Norte, no dia 14 e Fevereiro de 1884, Luther iniciou sua carreira de pregador aos 17 anos de idade. Reconhecendo a necessidade de obter mais conhecimento a fim de melhor servir a Senhor, frequentou o Seminário de Asbury. Trabalhou incansavelmente como pastor e evangelista da Igreja Metodista e Episcopal, até o fim da sua vida. Casou e teve três filhos.
O zelo pela obra de evangelização, constantemente exigiram dele o sacríficio de deixar a família e sair para pregar. Foi diante da necessidade de cumprir um de seus compromissos em 1910 que sua esposa juntamente com seus três filhos foram visitar parentes em Harrodsburg no estado americano de Kentucky. Durante a noite, um vizinho notou que labaredas de fogo saiam da casa e correu para acordar a família. Os parentes foram acordados a tempo, porém a esposa e os filhos de Luther não puderam se salvar e sucumbiram em meio as chamas, vindo a morrer os quatro!
É maravilhoso como o Senhor nos dá forças para vencer aos mais terríveis acontecimentos de nossas vidas, mesmo naquelas horas mais negras e de densas trevas, Ele nos dá coragem e esperança. Foi assim que aconteceu com Luther Bridgers. A inspiração que recebeu para compor este hino é um testemunho de que seu coração foi confortado e encorajado a continuar a servir ao Senhor Jesus! O pastor Luther continuou seu ministério nos estados de Kentucky, Georgia e Carolina do Norte e realizou campanhas evangelísticas no sul. Logo após a Primeira Guerra Mundial ele partiu para a Bélgica, Chekoslováquia e Rússia como missionário.
Casou novamente em 1914 com Aline Winburn. Faleceu no mesmo dia em que se aposentou, 27 de Maio de 1947. Encontra-se enterrado no cemitério Alta Vista, em Gainesville, estado da Georgia, EUA.
HÁ UM CANTO NOVO
Letra e Música: Luther B. Bridgers, 1910
Tradução: Paulo Leivas Macalão (P.L.M.)
1
Há um canto novo no meu ser,
É a voz de meu Jesus,
Que me chama: ‘Vem em mim obter
A paz, que eu ganhei na cruz”.
Côro
Cristo, Cristo, Cristo, nome sem igual;
Enches o contrito, de prazer celestial.
2
Preso no pecado eu me achei,
Sem paz no meu coração;
Mas em Cristo eu já encontrei
Doce paz e proteção.
3
Tenho Sua graça divinal,
Sob as asas de amor,
E riquezas que fluem em caudal,
Lá do trono do Senhor.
4
Pelas águas fundas me levou,
Provas muitas encontrei;
Mas Jesus bendito me guiou
Por Seu sangue vencerei.
5
Cristo, numa nuvem voltará,
Baixará do céu em luz;
Pelo Seu poder me levará,
Pra Seu lar, o bom Jesus.

HE KEEPS ME SINGING

Words & Music: Luther B. Bridgers, 1910
1
There’s within my heart a melody
Jesus whispers sweet and low,
Fear not, I am with thee, peace, be still,
In all of life’s ebb and flow.
RefrainJesus, Jesus, Jesus,
Sweetest Name I know,
Fills my every longing,
Keeps me singing as I go.
2
All my life was wrecked by sin and strife,
Discord filled my heart with pain,
Jesus swept across the broken strings,
Stirred the slumbering chords again.
3
Feasting on the riches of His grace,
Resting ’neath His sheltering wing,
Always looking on His smiling face,
That is why I shout and sing.
4
Though sometimes He leads through waters deep,
Trials fall across the way,
Though sometimes the path seems rough and steep,
See His footprints all the way.
5
Soon He’s coming back to welcome me,
Far beyond the starry sky;
I shall wing my flight to worlds unknown,
I shall reign with Him on high.

Nenhum comentário: