24 maio, 2009

Texto da Vivi (3)

Fé: o que é?

Fé é acreditar ainda que o olho natural não veja. É ter a certeza que há uma luz, mesmo que o túnel esteja escuro. A fé não vê natualmente, ela transcende a razão, é maior que o olhar humano, maior que as contingências da vida. A fé arremata a dúvida, não caminha com a desconfiança, com a imprecisão.
Fé é ter certeza absoluta. A definição mais perfeita e completa foi dita pelo escritor aos Hebreus quando diz: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". - Hebreus 11:1. A fé opera na certeza.
A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, porque aquele que se achega a Deus precisa crer que Ele existe. Imagine que a fé precisa crer no invisível. A fé não suspeita, não desconfia. É como ver uma montanha bem distante, saber que as chances de subi-la é praticante impossível, que a possibilidade de chegar perto é quase nada; e ainda assim, movido pela fé, caminhar com a certeza de que irá conseguir. Penso que a fé não se baseia em evidências físicas, a fé crê mesmo que não existam provas concretas daquilo que existe.
A fé se manifesta nos momentos mais difíceis, nas circuntâncias mais penosas. A gente aprende a ter fé nas horas mais improváveis. Quando o vale tá escuro, as ondas muito altas, o vento forte e incontrolável, é nessa hora que a fé se desenvolve.Quando os sonhos demoram a ser realizados, quando as circunstâncias parecem tão contrárias àquilo que esperavámos. São nessas horas que você vai aprendendo o que a fé significa. É quando você pensa que não vai conseguir, quando as situações figuram um cenário averso a tudo que você imagina. É assim que você vai aprendendo a ter fé, é assim que você vai vivendo pela fé.
(Viviane Menezes)

Um comentário:

Danilo Fernandes disse...

Navegando por ai achei seu blog. Surpresa boa. Vou segui-lo a partir de agora. Quando tiver um tempinho, vá visitar meu blog também, o Genizah.

A paz!

Danilo


http://genizah-virtual.blogspot.com/