24 agosto, 2008

Em busca de respostas

"E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?"
É impressionante como a dúvida e a inquietação de pensamentos ofuscam nossa percepção das coisas celestiais.Quando não conseguimos entender o que Deus está fazendo conosco, muitos questionamentos aparecem e é normal conversamos com outras pessoas, pedirmos opinião, analisar os fatos racionalmente porque enfim queremos uma resposta!
O que me chama atenção nesse texto é exatamente o cuidado de Jesus com esses dois homens.O Senhor aproximou-se, quiz conversar e ainda percebeu a tristeza do coração deles.Imagine...eles estavam tentando compreender o que acontecia embora não conseguissem reconhecer Jesus, Ele estava ali, tão próximo, disposto a explicar-lhes tudo o que se passava.

O interessante é que o Senhor passou um bom tempo com eles e explicou-lhes as Escrituras!Se eles ao menos tivessem lembrado dos ensinamentos de Jesus ao longo do seu ministério na terra e do que os profetas já havia dito, a morte e ressurreição de Jesus não teria provocado tanta confusão em suas mentes!

Jesus ensinou-lhes a consultar as Escrituras naquele momento de confusão para que pudessem entender o que se passava.Os planos de Deus não estavam frustados, muito menos a possibilidade de redenção daquele povo.Acontece que os fatos não ocorreriam como eles pensavam que iam acontecer mas como estava Escrito!

Nos nossos dias essa cena se repete. Quando vamos em meio ao nosso caminho cheios de dúvidas e inquietações, o Espírito Santo gentilmente se aproxima para nos dar uma aula e nos conduzir à Verdade.Se você tem questionado os últimos acontecimentos da sua vida, é hora de lembrar que o Senhor caminha com você, e que o Espírito Santo está pronto para responder aos seus questionamentos, à luz das Escrituras.

Mesmo quando estamos cansados por causa das agruras da caminhada, mas ainda assim nos esforçamos para ouvir o que Deus quer falar, nosso coração arde com cada explicação recebida e temos nossas forças renovadas.Deus tem interesse em apagar toda dúvida que esteja guardada em seu coração e fortalecer a sua fé.Medite nas Escrituras, há respostas para você.


3 comentários:

Junior disse...

Graça e Paz!

Perfeita essa abordagem.
Diante das contingências e dificuldades da vida ficamos com olhos embaçados; sem perceber que Jesus está ao nosso lado. Mas o Senhor está sempre pronto a se revelar para nós, com amor, misericórdia e bondade.

No amor dAquele que se revela ao partir o pão,

Junior

cursos de teologia disse...

Bela e abençoada mensagem!!!

Um abraço fraternal!!!

Seminário disse...

Parabéns!!sabias palavras ,que vc continue sendo guiado poderosamete por Deus!!
Seminario Internacional Teologico de São Paulo