15 junho, 2008

Escamas




"Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível"(Fp 3:4-6)

O currículum vitae de Paulo era invejável. Sua salvação estava garantida por ter nascido em berço esplêndido e ter atingido metas que poucos conseguiram.Esse homem tinha uma vida de zelo e paixão por saber de onde veio, o que devia defender e para onde ia.Estava tudo certo até que uma voz bradou do céu:

"E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões."At 9:3-5

O encontro de Paulo com Jesus foi totalmente fora do convencional mas serviu para mostrar para aquele que era um vaso escolhido do Senhor, não pelos méritos próprios, que ele estava na contra-mão de Deus e precisava mudar sua direção.Entendendo direitinho, olha só o que ele responde:

"E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista"(At9:6,17,18).

Lembrei-me de todo esse texto por causa da palavra ESCAMAS.Não sei explicar como elas apareceram nos olhos de Paulo, um dia vou perguntar pra ele hehehe.O fato é que ele ficou impossibilitado de ver e foi necessário que Deus usasse alguém para orientá-lo, interceder por ele e em seguida, as escamas caíram e ele foi cheio do Espírito Santo!

De vez em quando nos encontramos assim...cheios de nós mesmos, confiados em nossas forças, linhagem familiar, tempo de serviço prestado na igreja, enfim...cumpridores da Lei!Daí o Senhor chega, (de forma inconvecional até, pois quem pode ensinar Deus a trabalhar?) e nos envia pessoas que nos aconselhe e ore conosco para que as escamas caiam de nossos olhos e sejamos cheios da graça de Deus novamente.

A visão de Paulo naquele dia foi aberta e ampliada!Paulo amou Jesus com intensidade.Foi participante dos sofrimentos de Cristo e escondeu-se em toda a justiça Dele:

"Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé(Fp 3:7-9).

Assim como na vida de Paulo, Deus tem nos escolhido com propósitos específicos.E quando Deus escolhe, Ele chama. Quando chama, capacita.Quando capacita, envia e quando envia, respalda o chamado inicial.Creio que um dos maiores segredos da vida de Paulo era exatamente essa paixão por quem o havia chamado.O que o motivava era amar a Cristo e entender que apenas Ele é Justo e Digno de Glória.

Se você têm estado na contra mão de Deus, pode ter certeza que vai dar meia volta, rs.Ele te quer no caminho certo!E se por algum motivo tem escamas nos seus olhos, prepare-se para uma cirurgia com laser do céu!Deus nos quer vendo muito bem porque no seu Reino há coisas gloriosas que Ele precisa nos mostrar para edificação de muitos.
Enquanto isso, prossigamos como Paulo:

"Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus"(Fp 3:12-14).

Deus te abençoe ricamente
=)

2 comentários:

Rayra disse...

passando aqui!
Um beijão

Seminário disse...

Muito interesante seu post,que Deus possa continuar lhe abençoando.Parabéns!!!!
Seminario Internacional Teologico de São Paulo