10 maio, 2008

Obnubilado

Meu primeiro contato com essa palavra foi na faculdade quando estudávamos sobre alterações no estado de consciência de um indivíduo.Em meio a prontuários de pacientes e livros, lá estava ela.Lembrar dela me fez fazer uma verdadeira retrospectiva na Neurologia pra compreender o recado do céu de hoje.
A atividade mental ocorre com graus variados de consciência por parte do indivíduo; um indivíduo pode ser totalmente inconsciente, parcialmente consciente ou totalmente consciente de um dado aspecto da atividade mental.
Pode acontecer, por vários motivos, um traumatismo craniano por exemplo, rebaixamento do nível de consciência.Esse pode ser compreendido por graus, estando dividido em 3 grupos principais: obnubilação da consciência (grau leve a moderado-compreensão dificultada), torpor(incapacidade de ação espontânea) e coma (grau profundo-impossível qualquer atividade voluntária consciente e ausência de qualquer indício de consciência).
Pois bem...depois dessa pequena aula de Neuro, obnubilado, no popular, refere-se a pessoa que está com o pensamento obscuro e lento. Obnubilare, em latim, é "cobrir como nuvem".Emprega-se no caso de incapacidade de enxergar com clareza.
Agora saindo do mundo científico e indo pros segredos do céu hehehe, há alguns frequentadores de igreja com o estado de consciência espiritual alterado.Obnubilado meeeesmo.Pessoas que não compreendem a Palavra(e por isso não conseguem vivê-la) muitas sendo enganadas pelo Adversário sendo guiadas pelo seu próprio manual de sobrevivência nesse mundo e no porvir.Pessoas com os sentidos embotados correndo o risco de entrar em coma resultando na morte espiritual.
Pensemos sobre isso.Que lugar as Escrituras têm em nosso dia?Quanto tempo ganhamos estudando a Bíblia?Como teremos nossa mente transformada, consciência plena das coisas do céu, do Reino de Deus, senão pelas Escrituras?
A obnubilação espiritual é causada por falta de estudo bíblico!E imagine a que tipo de perigo está exposto um cristão com a mente dessa forma.Lembremos que a nossa mente precisa estar preenchida com a Palavra de Deus porque através dela somos fortalecidos e temos nosso entendimento iluminado pelo Espírito de Deus!
"E não vos conformeis com esse século mas transformai-vos pela renovação da vossa mente." (Rm 12:2)
Até o próximo post!

Nenhum comentário: