05 janeiro, 2008

Esforço e bom ânimo

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo"(Josué 1:9a).

Deus escolhe determinadas pessoas para desenvolverem tarefas bem específicas.Moisés foi escolhido para ser libertador de Israel e aquele que iria conduzir o povo em meio ao deserto.Sua liderança foi iniciada, sustentada e finalizada pelo próprio Deus.Depois da morte desse líder, Josué foi escolhido para continuar à frente do povo e tomar posse da terra que o Senhor havia prometido aos israelitas.Ele esteve com Moisés durante boa parte do seu ministério; presenciou milagres extrardinários em meio ao deserto; como um espia, já havia visto um pouco da terra prometida e junto com Calebe, creu que Deus tinha o melhor para o seu povo.Havia chegado o tempo em que Deus queria que Josué colocasse em prática tudo aquilo que ele havia aprendido teoricamente. Diante dessas circunstâncias, o livro de Josué começa exatamente com algumas orientações para essa nova fase da sua vida.

A ordem para que o mais novo conquistador de terras se esforçasse, deixava subentendido que haveria muito trabalho.As promessas não se cumpririam de qualquer jeito.Elas estavam decretadas no céu e alguém precisava se esforçar aqui na terra.Josué encontraria à sua frente muitas situações nas quais ele precisaria de empenho, dedicação e esforço.Deus estava dizendo, indiretamente, que não seria fácil mas que ele fosse determinado e acreditasse que tudo ia dar certo.

Às vezes diante de tantos candidatos e tanta coisa para estudar julgamos ser muito difícil uma aprovação num vestibular, concurso ou vaga de emprego.Diante de tanto pecado, julgamos quase impossível alguém da nossa família se converter.E tantas e tantas vezes nos achamos tão inexperientes, incapazes de assumir algumas responsabilidades com medo do fracasso.Porém Deus tem nos escolhido para executar tarefas especiais e nos fará passar por algumas situações para que possamos vivenciar aquilo que temos aprendido na sua Palavra ao longo da nossa carreira cristã.Ele vai nos delegar novas responsabilidades.Quando isso acontecer na sua vida, lembre-se dessa palavra: esforço.Dê o seu melhor e deixe que Deus se preocupe com os resultados.Tenha bom ânimo e lute para tomar posse daquilo que já é seu em Cristo Jesus.



Nenhum comentário: