26 novembro, 2007

Flor de Maracujá

O maracujá é uma planta tipicamente brasileira, muito apreciada pelo sabor de seus frutos e pelo perfume de suas flores. Estas flores, conhecidas como "Flores da Paixão", foram antigamente muito apreciadas e celebradas como "as graças dos prados, brincos da natureza e devoção da piedade cristã".

Dizem que em princípio do século XVII, chegou a primeira planta da América a Roma que foi oferecida a Paulo V. Parece que também foi aqui que a piedosa fantasia se apoderou desta bela flor e descobriu-lhe as relações religiosas, com tanto entusiasmo expostas por Vasconcelos.

Atribuem ao padre Ferrari a paternidade do nome, "flor da paixão ou passiflora", o qual a classificou na sua obra "De florum cultura", publicada em 1833. Esta elegante trepadeira no Brasil é conhecida pelo nome indígena "maracujá".

É crença geral que o maracujá foi criado por Deus para perpetuar a lembrança do sacrifício do calvário. Esta flor de extraordinária beleza tem a singularidade de apresentar num simbolismo caprichoso da natureza, os principais instrumentos da Paixão de Cristo: coroa, açoites, cravos, chagas, etc.

Segundo folclore popular nordestino, quando Jesus estava na cruz, seu sangue escorreu pela madeira e molhou o solo. No pé da cruz havia uma planta que nunca deu flor e não tinha nenhuma virtude. Quando o sangue molhou a planta, ela soltou um botão, o botão virou flor e a flor trazia todos os sinais da crucificação.

"E havia junto da cruis, Um pé de maracujá, Carregadinho de frô, Aos pé de nosso sinhô. I o sangue de Jesus Cristo, Sangui pisado de dô, Nus pé du maracujá, Tingia todas as frô."
(Escrito po Rosane Volpato)
***************************
Gente, amo flores!
A flor de Maracujá para mim, tem um significado muito especial e
recentemente fui pesquisar sobre ela.
Qual não foi a minha surpresa ao descobrir algumas crenças a seu respeito...
Lembrei do livro de Gênesis, da criação ... essa flor também foi criada por Deus.
Quanta criatividade!O arquiteto e construtor do universo se preocupou com tantos detalhes: cores, formas, texturas, perfume, fruto...E o fez para que Seu Nome pudesse ser glorificado.
E como não exaltar aquele que criou todas as coisas com tanta perfeição?!






3 comentários:

Paula Pires disse...

Olá! Adorei o post! Não sabia que a flor de maracujá tinha toda essa mística. Fico feliz em saber.
Abs.

Anônimo disse...

oI....Sempre chmaei minha filha de Minha Flor de MAracujá e não sabia o significado.....Fico Feliz!!!
Flor da Paixão de Cristo!!!

Ana Paula disse...

Fiquei muito feliz em ler isso tudo sobre esta flor. O que me deixa mais contente é que meu apelido é "flor de maracujá",rsrs.
Abraços...