29 novembro, 2007

CINCACRE

Há vinte anos um coração foi impactado por uma chamada missionária.O desejo de estar no meio de comunidades, junto a pessoas de classe social desfavorecida, anunciando o Evangelho, levou a irmã Graça a iniciar um trabalho na Vila Irmã Dulce(Teresina-PI) em meados de 1998.
Ainda no período pós-invasões de terra, no lugar que seria a Vila de hoje, a missionária dispôs-se a ir de casa em casa pregando o Evangelho e realizando em seguida um trabalho de alfabetização de adultos.Havia sempre muitas crianças que acompanhavam suas mães.Um certo dia, ela ficou incomodada com algumas que choravam muito e tentou amenizar aquelas lágrimas oferecendo-lhes alguns biscoitos que tinha na bolsa.Qual não foi a sua surpresa ao detectar que as crianças haviam sossegado e que aquele choro nada mais era do que fome.
Dessa situação, surgiu a idéia de iniciar uma creche que abrigasse e alimentasse as crianças daquele lugar.Com recursos próprios, a irmã Graça alugou uma bicicleta por R$1,00 e percorreu a Vila Irmã Dulce até descobrir que o lugar era dividido da seguinte maneira: pé de pequi, bom dia(mercearia), pé de faveira e chafariz.Então, perto dessa última área, o chafariz, foi alugada uma casa de palha por R$80,00 na época, que passou a reunir cerca de 80 crianças.As condições de sobrevivência naquele lugar não eram muito boas.Havia muitas queimadas, ausência de saneamento básico, a água precisava ser comprada junto ao chafariz em galões além do calor dentro e fora da casa.Mas o trabalho foi prosseguindo.
Um grupo de pessoas do Paraná soube dessa iniciativa e resolveu ajudar.Acreditando na seriedade do trabalho, enviaram uma quantia em dinheiro que pôde tornar possível a compra do primeiro terreno da creche.Começaram as construções.O número de crianças aumentou e as necessidades também.Deus tocou no coração de algumas pessoas, dentre elas, alguns empresários de Teresina, para comprarem e doarem pedaços de terra ao longo dos anos.Tudo (da telha ao leite das crianças) foi construído e sustentado devagar, através de doações.
O sonho da creche no dia de fome daquelas crianças, passou a ser chamado de CINCACRE-Centro Integrado da Criança e do Adolescente Cordeiro do Reino.Atualmente a instituição é uma organização não governamental sem fins lucrativos que atende as necessidades básicas de famílias de baixa-renda residentes na Vila Irmã Dulce.Assiste 450 crianças na faixa etária de 08 meses a 06 anos de idade com o programa creche-escola funcionando de segunda à sexta feira em tempo integral.A estrutura física compreende 14 salas de aula, 1 berçário, 1 cozinha, 1 secretaria e um espaço onde será construído uma igreja.Os prestadores de serviço (28 pessoas) são voluntários da própria comunidade e ainda hoje o CINCACRE é sustentado por doações.
Falar sobre o CINCACRE é difícil porque o CINCACRE não se explica, se vive.Dia após dia temos vivenciado muitos milagres de provisão de alimentação, material de construção, roupas, calçados, brinquedos e tantas outras coisas.Entretanto, o maior milagre testemunhado é o de vidas transformadas, famílias reestruturadas.
Oito anos se passaram desde a sua fundação e a creche continua crescendo e semeando sonhos. Trazemos no coração a frase de um grande missionário que trabalhou na África chamado William Carrey: “Espere grandes coisas de Deus; Realize grandes coisas para Deus”.Ainda há outros projetos para serem executados. Outras vidas que precisam ser alcançadas e impactadas pelo amor de Deus através de pessoas que acreditam que podemos dar o nosso melhor em favor do outro.O CINCACRE acredita nisso e está apenas começando esse trabalho.

2 comentários:

Dianne Nogueira disse...

Dani, acabei de ver uma matéria sobre o CINCACRE. Sei que essa postagem é antiga, mas espero que você leia o meu comentário e responda. Como faço pra entrar em contato?

D@ni disse...

Oi, Dianne...
Fazem três anos que deixei o Piauí, perdi o contato com o CINCACRE, entretanto, pedi qua amigos localizassem e consegui o celular da missionária Graça:
86 8813-6528, você também pode tentar informações através desse e-mail: brunacalvinista@hotmail.com
Espero que tenha ajudado.
Deus a abençoe!