26 outubro, 2007

Inveja

Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja? (Provérbios 27:4)

Hello people!Tudo beleza?!
Achei uma definição para a inveja que me chamou a atenção: "Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra". É de arrepiar os cabelos!No popular, sentir inveja é não querer ver o bem estar do outro.Uma atitude um tanto maligna, não acha?

Tiago comenta sobre isso quando afirma "porque onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má"(Tiago 3:16).No livro de Provérbios somos incentivados a não sentir inveja de pessoas ímpias, separadas de Deus, com uma vida aparentemente melhor que a nossa: "Não te aflijas por causa dos malfeitores; nem tenhas inveja dos ímpios"(Provérbios 24:19).O salmista afirma que quase desvia seus pés ao meditar sobre isso.Que questionamento antigo!As vezes ficamos intrigados porque vemos a aparente prosperidade da corrupção.Rendas mal distribuídas, poucos com muito dinheiro e muitos com pouquíssimo dinheiro.Parece que com essas pessoas nada de ruim acontece: "Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem.Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios.Não há apertos na sua morte; o seu corpo é forte e sadio.Não se acham em tribulações como outra gente, nem são afligidos como os demais homens"(Salmos 73:2-5).Mas ele conseguiu ver a diferença entre o ímpio e o justo e percebeu que não valia a pena invejar tais pessoas: Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim;até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição.Como ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror!Como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles. Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença.Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo.Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos"(Salmos 73:17-28)
Sejamos gratos ao Senhor por tudo o que Ele tem nos concedido, pelo que nós somos.Guardemos os nossos sentimentos e coração da inveja.Já percebeu que pessoas invejosas não são felizes?"O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos"(Provérbios 14:30).Que bom é ver a prosperidade do outro e alegrar-se com ele!Mas... e quando nós somos alvo da inveja de alguém?José passou por isso.Seus próprios irmãos tramaram sua morte porque o invejam.Davi passou anos fugindo de Saul porque este também queria matá-lo.Daniel teve que passar uma noite inteira numa cova na companhia de leões por ser alvo de inveja de seus compannheiros de trabalho.O próprio Filho de Deus foi alvo de inveja.

Ah, nesses casos, em todos, Deus foi Fiel e Justo com seus filhos.Permitiu que eles fossem oprimidos, humilhados, fugitivos, provados mas transformou toda a maldição desse sentimento em bênção para que o caráter de cada um deles fosse aperfeiçoado e no final o nome do Senhor fosse glorificado.Se você tem passado por isso, esconda-se no esconderijo do Altíssimo.Deus não tem culpados por inocentes e no tempo certo Ele vai te dar vitória e fazer resplandecer tua justiça como a luz.Creia.Todos verão o amor do Senhor na sua vida.Ainda que alguns não queiram ver sua prosperidade- seja financeira, emocional, profissional ou espiritual- e trabalhem contra você, Deus é fiel, e fará justiça na sua vida.

Música do dia:

Os Filhos de Caim(Catedral)

Quem fala mal de mim/São os filhos de Caim/A inveja mata, a inveja destrói/Corrói, mói, dói/Uma raposa vinha andando livremente/Quando olhou para um cacho de uvas/Ela achou as uvas tão bonitas, lindas,/Saborosas e tentou as uvas alcançar,/Mas não conseguiu alcançá-las/Então, no mesmo instante começou a dizer/Elas não eram tão bonitas assim,/Elas não eram tão gostosas assim.


Nenhum comentário: