18 setembro, 2007

Palavras

"Põe guarda, Senhor, à minha boca, vigia a porta dos meus lábios"Salmos 141:3


O que falamos está intimamente ligado ao que passa no nosso coração "pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca"Mateus 12:34.Há palavras que trazem vida, outras destruição; palavras de contendas e de reconciliação; palavras de ânimo e outras de abatimento.A palavra tem poder.Em Provérbios 12:18a está escrito: "há falador cujas palavras ferem como espada".Você já foi ferido ou feriu alguém com uma palavra?A dor provocada muitas vezes é maior do que aquela que um ferimento causa na nossa carne.Tiago chama a nossa atenção para tomarmos cuidado com aquilo que falamos."Todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo"Tiago 3:2.Jesus também nos advertiu: "de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.Pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado"Mateus 12:36,37.
Se estamos ligados na Videira verdadeira (João15:1) as palavras que saem dos nossos lábios devem produzir vida em quem as ouve.Vigiemos a nossa língua e peçamos sabedoria ao Senhor para proferir palavras!Em provérbios 12:18b está escrito:" a língua dos sábios traz saúde" e ainda em 16:24: "palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo".A palavra dita ao seu tempo quão boa é!Provérbios 15:23b.Não sejamos precipitados no nosso falar."Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar"Tiago 1:19.Guardemos os nossos corações, os nossos pensamentos: "quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" Filipenses 4:8 para que Deus seja glorificado através daquilo que falamos.Precisamos da orientação do Espírito Santo para conduzir nossas palavras.Façamos uma retrospectiva daquilo que temos falado.Será que em nossos lábios há impurezas?Isaías era um homem que falava coisas que não agradavam a Deus mas um dia ele teve uma visão que mudou sua história."Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!Então voou para mim um dos Serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado"Isaías 6:5-7.O arrependimento é a única opção para mudar a rota das nossas vidas.Que o Senhor nos dê um coração contrito para que Ele possa transformar nossos pensamentos e palavras faladas assim como ele fez com Isaías.De homem comum ele tornou-se um profeta de Deus.Como precisamos ter nossos lábios tocados com brasa viva do altar do Senhor!
Termino o texto de hoje com as palavras de Davi:
"Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me Tu dos que me são ocultos.Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão.Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!Salmos 19:12-14.

Nenhum comentário: